ÚLTIMO DIA PARA INSCRIÇÕES EM MINICURSOS

Hoje, 18 de maio, é o último dia para se inscrever para participar dos minicursos do III Seminário Políticas para Diversidade Cultural. Eles são gratuitos e acontecerão nas manhãs dos dias 26 e 27 de maio de 2014. Haverá seleção. Abaixo a ementa dos cursos:

Pesquisar a diversidade cultural: desafios metodológicos (com Luis Albornoz – UC3M)
Dias 26 e 27 de maio, entre 9h e 11h
Apresentação de resultados parciais do projeto de pesquisa “Diversidade cultural e setor audiovisual: boas práticas e indicadores” (Plano Nacional de Investigação Científica, Desenvolvimento e Inovação Tecnológica, Espanha). Partindo do reconhecimento quanto à importância da diversidade no campo da cultura e da comunicação, serão abordados os seguintes aspectos: o impacto da Convenção sobre a diversidade das expressões culturais (UNESCO, 2005), os fatores e circunstâncias que ameaçam a diversidade no audiovisual, as boas práticas que promovem a diversidade no setor, o problema de medir a diversidade nas indústrias culturais.

A Convenção da UNESCO na atualidade (com Giselle Dupin – MINC)
Dias 26 e 27 de maio, entre 11h e 13h
Ementa: Resumo histórico da Convenção e das ratificações. A crise institucional da UNESCO e seu impacto sobre a Convenção. O Fundo Internacional da Diversidade Cultural: o que está sendo financiado? Relatórios periódicos quadrienais: como os demais países podem se beneficiar das experiências contidas nos relatórios? Novas agendas de interesse adotadas pelo Comitê Intergovernamental da Convenção: o impacto das tecnologias digitais sobre a diversidade cultural; e a implementação do artigo 21 da Convenção – qual sua relação com outros instrumentos jurídicos e com outros foros internacionais?

O III Seminário Políticas para Diversidade Cultural é organizado pelo Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Pós-Cultura/UFBA), Observatório da Diversidade Cultural (ODC) e a Rede U40 Brasil. Mais informações podem ser obtidas pelo [email protected].