O evento

A Convenção da UNESCO sobre a Proteção e Promoção da Diversidade de Expressões Culturais, em vigor desde 2007,é o principal documento internacional que orienta e legitima os países na elaboração e implementação de políticas culturais próprias, necessárias à proteção e promoção da diversidade cultural.

O Brasil foi o 40° país a ratificar a convenção, ainda em 2007, e se destacou no cenário internacional pela sua participação no processo de negociação desta convenção, bem como pela política cultural desenvolvida pelo Ministério da Cultura a partir da eleição de Lula, em 2003. Esta mudança de política e de diretriz foi e continua sendo tema constante em estudos acadêmicos relacionados à política e gestão culturais.

Buscando promover o melhor entendimento do conceito de diversidade cultural no contexto da cultura brasileira, o Ministério da Cultura realizou diversos fóruns, conferências e seminários, nenhum promovido no estado da Bahia, que propiciaram um diálogo em torno do tema da Convenção. Além disso, outras instituições, a exemplo do Observatório da Diversidade Cultural (MG) também realizaram encontros com o mesmo objetivo. No entanto, ainda se faz necessária a promoção de eventos relacionados ao tema em vários estados, sobretudo na Bahia.

O evento é resultado da parceria entre o Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (PÓS-CULTURA/UFBA), o Observatório da Diversidade Cultural (ODC) e a Rede U40 Brasil, coletivo de jovens profissionais de cultura mobilizados em  promover os objetivos da Convenção.