Últimos dias para a inscrição de trabalhos

Evento acontece nos dias 26 e 27 de maio, Salvador

Encerram na próxima segunda-feira, dia 10, as inscrições para a submissão de trabalhos no III Seminário Políticas para Diversidade Cultural. O evento acontece nos dias 26 e 27 de maio, na Aliança Francesa, em Salvador. Os interessados em apresentar artigos analíticos e reflexivos sobre temas da diversidade cultural podem se inscrever gratuitamente pelo site do evento e preencher o formulário disponível aqui.

O seminário tem como objetivo discutir questões ligadas à diversidade, especialmente aqueles relacionados às políticas públicas e à implementação da Convenção da Unesco para Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais. O evento é organizado pelo Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Pós-Cultura/UFBA), Observatório da Diversidade Cultural (ODC) e a Rede U40 Brasil.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected].

Programação

A programação do seminário traz importantes nomes do cenário de políticas culturais.

Nos dias 26 e 27, o professor Luis Albornoz (UC3M/ Espanha) ministra, às 9h, o minicurso “Pesquisar a diversidade cultural: desafios metodológicos”. Albornoz também integra a mesa “Diversidade Cultural e Comunicação”, no dia 27, às 15h, juntamente com a pesquisadora Daniele Canedo (UFS / UFBA) e a mediação de José Marcio Barros (ODC/ UEMG / PUC Minas).

O seminário promove ainda o minicurso “A Convenção da Unesco na atualidade”, com Giselle Dupin (Minc) nos dias 26 e 27, às 9h.

No primeiro dia de evento, às 15h, os estudiosos Anupama Sekhar (Asef/ Singapura) e César Bolaño (UFS) discutem o tema “Diversidade cultural, mercado e economia criativa”, com a mediação de Giuliana Kauark (UFBA).

Já às 17h, as palestrantes Catherine Cullen (Agenda 21/ França), Cecilia Londres (CCPC/ Iphan) e Márcia Sant´Anna (UFBA) integram a mesa “Diversidade cultural, patrimônio e cidade”, com a mediação de Paulo Miguez (UFBA).

Por fim, no dia 27, às 17h, o pesquisador George Yúdice (University of Miami/ Estados Unidos) conduz a conferência de encerramento do evento, “Usos da cultura na era global”.

Confira a programação completa.

Eixos temáticos

Os trabalhos deverão ser inscritos em apenas um dos eixos temáticos: a) Diversidade cultural e políticas públicas; b) Diversidade cultural e direitos culturais; c) Diversidade cultural e identidade; d) Diversidade cultural e cooperação internacional; e) Diversidade cultural e circulação de bens e serviços; f) Diversidade cultural e desenvolvimento sustentável.

A seleção dos trabalhos será realizada por comissão avaliadora a partir dos resumos enviados.

Compõem a comissão os pesquisadores: Paulo Miguez (UFBA), José Márcio Barros (UEMG/ PUC Minas), Giuliana Kauark (UFBA), Mariela Pitombo (UFBA/ Fiocruz), Daniele Canedo (UFS/ UFBA), Paula Félix (UNEB).