Entrevista com Anupama Sekhar

Confira entrevista completa com Anupama Sekhar no site do Itaú Cultural.

Anupama Sekhar nos concedeu entrevista, que segue abaixo, no III Seminário Políticas para Diversidade Cultural, que ocorreu nos dias 26 e 27 de maio de 2014, em Salvador. O evento, que contou com a parceria do Observatório Itaú Cultural, teve realização do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Pós-Cultura/UFBA), do Observatório da Diversidade Cultural (ODC) e da rede U40 Brasil.

1 – Qual o papel da cultura no desenvolvimento sustentável do mundo contemporâneo? Ela assume um papel proativo ou reativo no contexto de crises dos nossos tempos?

Uma das questões mais importantes do nosso tempo é se a cultura assume um papel proativo ou reativo em relação aos desafios globais da atualidade. No passado recente, nós a vimos proativa, especialmente quanto ao meio ambiente e a questões de mudanças climáticas. Mas o principal ponto é: ela seguirá dessa forma?

Nos últimos três anos, vimos as Nações Unidas reconhecerem que a cultura é um componente muito importante para o desenvolvimento sustentável. Mas por que cultura é importante para isso? Acredito que, como seres humanos, ela é nossa característica mais marcante. Vivemos, respiramos e alimentamos nossa cultura. Se não a levarmos em consideração, é impossível obter sucesso em qualquer tipo de iniciativa. Essa cultura proativa deve ser central em todas as ações de desenvolvimento sustentável e também para a comunidade cultural, que deve se engajar de maneira mais proativa em outros setores. Uma das críticas mais interessantes do setor cultural sempre foi o de falar apenas sobre si mesmo e não para os outros setores. Acho que é hora de isso mudar.