Apresentação de Trabalhos

Se preferir, você pode fazer o download desta chamada de trabalho

O Seminário Políticas para Diversidade Cultural tem como objetivo discutir os temas ligados à diversidade, especialmente aqueles relacionados às políticas públicas e à implementação da Convenção da UNESCO para Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais.

Pela primeira vez o Seminário receberá trabalhos analíticos e reflexivos, de procedência acadêmica ou não, para apresentação. Com isso, pretende-se criar um espaço de diálogo entre pesquisadores e estudiosos sobre o tema.

O III Seminário Políticas para Diversidade Cultural, organizado pelo Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (PÓS-CULTURA/UFBA), o Observatório da Diversidade Cultural (ODC) e a Rede U40 Brasil, será realizado entre 26 e 27 de maio de 2014 em Salvador/BA.

Submissão de trabalhos

Para submeter trabalhos no III Seminário Políticas para Diversidade Cultural (Salvador/ BA), o interessado deve preencher o formulário disponível no endereço diversidadecultural.org/submissao-de-trabalhos/.

No formulário são exigidos dados do autor e coautor(es) e resumo do trabalho que será apresentado.

A submissão de trabalhos, bem como a participação no Seminário são inteiramente gratuitas.

Período para submissão

Os trabalhos poderão ser submetidos a partir de 30 de janeiro de 2014 até o dia 10 de março de2014, às 23h59.

Eixos Temáticos

Os trabalhos deverão ser inscritos em apenas um dos eixos temáticos identificados a seguir. Tais eixos têm por base os princípios diretores da convenção sobre diversidade das expressões culturais.

A) DIVERSIDADE CULTURAL E POLÍTICAS PÚBLICAS
Apresentação de trabalhos que analisem a adoção de políticas públicas (de cultura, educação, externa e outras) para proteção e promoção da diversidade cultural.

B) DIVERSIDADE CULTURAL E DIREITOS CULTURAIS
Apresentação de trabalhos que analisem a proteção e promoção da diversidade cultural através da garantia dos direitos humanos e liberdades fundamentais.

C) DIVERSIDADE CULTURAL E IDENTIDADE
Apresentação de trabalhos que analisem a proteção e promoção da diversidade cultural através do reconhecimento da igual dignidade e respeito por todas as culturas, sobretudo dos grupos minoritários.

D) DIVERSIDADE CULTURAL E COOPERAÇÃO INTERNACIONAL
Apresentação de trabalhos que analisem a cooperação e solidariedade internacionais que permitam a todos os países proteger e promover a diversidade cultural.

E) DIVERSIDADE CULTURAL E CIRCULAÇÃO DE BENS E SERVIÇOS
Apresentação de trabalhos que analisem a proteção e promoção da diversidade cultural através do comércio de bens e serviços culturais, dos novos arranjos produtivos e da economia criativa.

F) DIVERSIDADE CULTURAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Apresentação de trabalhos que analisem a proteção e promoção da diversidade cultural como condição para o desenvolvimento sustentável em benefício das gerações atuais e futuras.

Seleção dos trabalhos

A seleção dos trabalhos será realizada por comissão avaliadora a partir dos resumos enviados.

Compõem a comissão os pesquisadores: Paulo Miguez (UFBA), José Márcio Barros (UEMG/ PUC Minas), Giuliana Kauark (UFBA), Mariela Pitombo (UFBA/ FIOCRUZ), Daniele Canedo (UFS/ UFBA), Paula Félix (UNEB).

A lista dos trabalhos selecionados será divulgada no site do evento até o dia 28 de março.

O pesquisador que submeter seu trabalho deverá acompanhar o site para identificar o dia, horário e local de sua apresentação.

Em caso de impossibilidade de apresentação do trabalho durante o Seminário, o pesquisador deverá informar sua ausência à comissão organizadora, o mais breve possível, através do email [email protected].

Os custos de participação no Seminário que porventura sejam necessários, como passagem, hospedagem e alimentação, são de inteira responsabilidade do pesquisador.

Publicação nos anais dos eventos

Caso tenha interesse que seu artigo seja publicado nos anais do evento, o pesquisador deve enviar o artigo completo para o email [email protected] até o dia 28 de abril de 2014 , e aguardar email de confirmação do recebimento do mesmo.

Solicitamos que o pesquisador nomeie o “assunto” do email da seguinte maneira: Artigo completo_NOME DO AUTOR.

Para envio do artigo esteja atento às seguintes orientações:
• Enviar em arquivo Word (.doc ou .docx);
• Utilizar fonte Arial 11, espaçamento 1,5 e margem normal (em citações e tabelas utilizar fonte Arial 10 e espaçamento 1,0);
• Dispor o Título centralizado e em negrito;
• Dispor a identificação do autor e coautor(es) abaixo do título, à direita, em itálico, com respectivo(s) email(s);
• Incluir resumo e palavras-chave (os mesmos enviados para submissão do trabalho);
• Não exceder ao limite de 15 páginas;
• Salvar o documento com a seguinte nomenclatura: SPDC14_NOME DO AUTOR.

Apresentação do trabalho

Os trabalhos selecionados serão reunidos em sessões cuja duração será de, no máximo, 120 minutos. Em cada sessão será identificado um coordenador para fazer a gestão do tempo dentre os pesquisadores selecionados.

O trabalho deve ser apresentado em, no máximo, 20 minutos. Os debates ocorrerão ao final de todas as apresentações. Para o debate também serão reservados 20 minutos.

A sala disporá de equipamentos para projeção (computador e projetor).

É obrigatório assinar a lista de presença.

Os certificados serão enviados por email ao pesquisador, após o seminário.

Prazos

Atividade Período
Envio de resumos Até 10 de março de 2014
Divulgação dos resumos selecionados (consultar lista no site) Até 28 de março de 2014
Envio de artigos completos (publicação nos anais) Até 28 de abril de 2014
Realização do Seminário Políticas para Diversidade Cultural De 26 a 27 de maio de 2014

 Contato

Em caso de dúvidas, entrar em contato através do email [email protected].