Pesquisadores debatem relação entre mercado e diversidade cultural no primeiro dia

Com o tema Diversidade cultural, mercado e economia criativa, os pesquisadores Anupama Sekhar (ASEF/ Singapura) e César Bolaño (UFS) deram início a primeira mesa de debate do III Seminário Políticas para Diversidade Cultural, nesta segunda-feira, 26, na Aliança Francesa, em Salvador.

Durante sua apresentação, Anupama destacou questões como a relação da cultural com o mercado e as dificuldades de implementação de políticas voltadas para a promoção da diversidade cultural nos países. Ela apontou ainda alguns problemas dessa relação, como a falta de informação, o dinheiro para implementar essas políticas e o papel da sociedade civil. A pesquisadora, que trabalha para promover a cooperação cultural entre a Ásia e a Europa, destacou também a questão da economia criativa e trouxe exemplos de como criar um ambiente favorável para seu desenvolvimento. “Não falamos somente sobre dinheiro e empregos, mas também sobre inclusão social, benefícios para a sociedade e como isso pode impactar na vida das pessoas”, destacou Anupama.

Em seguida, César Bolaño apresentou um panorama do desenvolvimento da diversidade cultural no Brasil. “Nós podemos entender a diversidade como uma construção de uma contra-hegemonia ou como a preservação de uma forma cultural vigente, um insumo a serviço da sociedade globalizada”. Para ele, cultura é um eixo estruturante do desenvolvimento e a diversidade deve ser pensada na primeira perspectiva, para que permita o desenvolvimento de um projeto nacional de cultura e emponderamento da sociedade. A mesa foi mediada pela pesquisadora e uma das organizadoras do Seminário, Giuliana Kauark (U40).

O III Seminário Políticas para Diversidade Cultural acontece nos dias 26 e 27 de maio, das 9h às 19h. O evento é organizado pelo Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Pós-Cultura/UFBA), Observatório da Diversidade Cultural (ODC) e a Rede U40 Brasil. Mais informações podem ser obtidas pelo [email protected].