Conferências – segundo dia


Neste segundo dia de conferências, os participantes do II Seminário Políticas para Diversidade Cultural puderam conferir os debates sobre política externa para diversidade cultural e a importância do trabalho das redes e instituições da sociedade civil. Pela manhã, os palestrantes Paulo André de Lima, Belisa Rodrigues e Geraldo Moraes integraram a mesa “Política externa para a diversidade cultural: consensos e dissensos”, com a mediação de Paulo Miguez. Entre os temas abordados estava o desafio da implementação da Convenção nos países africanos e no Brasil.

Durante a tarde, Lázaro Rodriguez Oliva, Belisa Rodrigues e José Márcio Barros discutiram a importância do trabalho de redes, da sociedade civil e de instituições para a proteção e promoção da diversidade cultural. Giuliana Kauark foi a mediadora da mesa “Diversidade Cultural e o trabalho de instituições e redes”. Encerrando o Seminário, o músico e ex-ministro da cultura, Gilberto Gil ministrou a conferência sobre o intercâmbio equilibrado de bens e serviços culturais, um dos princípios-chave da Convenção da Unesco.

Confira as apresentações disponibilizadas pelos palestrantes: Belisa Rodrigues, José Márcio Barros e Paulo André de Lima.