Saiba mais sobre a programação do Seminário

A programação do II Seminário Políticas para Diversidade Cultural é composta por minicursos e conferências. Os minicursos serão realizados no dia 26 de setembro, das 9h às 18h, no Instituto Cultural Brasil-Alemanha (ICBA). As inscrições podem ser feitas gratuitamente até o dia 14 de setembro através do site do evento. A iniciativa visa aprofundar os temas do direito autoral, políticas culturais e mapeamento da diversidade cultural, com os especialistas Daniel Alvarez (Chile), Lázaro Rodriguez Oliva (Cuba) e José Márcio Barros e José de Oliveira Junior (Brasil).

Nos dias 27 e 28 de setembro acontecem as conferências, das 9h às 18h, na Sala Ilha de Maré, no Hotel Sol Victoria Marina. No dia 27, será discutida a relação da diversidade cultural com políticas públicas transversais e com os direitos culturais. Nas mesas de debate estarão presentes pesquisadores brasileiros, como Humberto Cunha (Unifor), Rosângela Corrêa (Universidade de Brasília) e Márcio Meira (Ministério da Educação), e especialistas internacionais, a exemplo de Christophe Germann (Suiça), Daniel Alvarez (Chile) e Lázaro Rodriguez Oliva  (Cuba).

No dia 28 de setembro estão programadas as mesas sobre política externa para diversidade cultural e a importância do trabalho das redes e instituições da sociedade civil, com a presença de palestrantes renomados, como Paulo André de Lima (Ministério das Relações Exteriores), Geraldo Moraes (Coalizão Brasileira) e Belisa Rodrigues (África do Sul). Às 16h, Gilberto Gil ministra a conferência de encerramento sobre o intercâmbio equilibrado de bens e serviços culturais, um dos princípios-chave da Convenção da Unesco.

O II Seminário Políticas para Diversidade Cultural acontece entre os dias 26 e 28 de setembro, em Salvador. As pré-inscrições para participar do evento já estão abertas.